Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

5 Opções de ferramentas para melhorar sua Gestão de Projetos

Por Juliana Sartori, Analista de Mídias

23/07/2021, às 12h

ferramentas para gestão de projetos

Que tal conferir 5 opções de ferramentas para melhorar sua gestão de projetos? Você pode trabalhar com TI, marketing, engenharia, criação de conteúdo, design, culinária ou qualquer outra área… Sempre haverá um projeto que será necessário desenvolver. Para isso, nada melhor do que anotar e acompanhar o processo, a fim de garantir que ele seja desenvolvido da melhor maneira.

Nas áreas de TI e Marketing aqui da Aigen, por exemplo, para que todo o time esteja por dentro do andamento dos processos relacionados aos projetos, usamos ferramentas de organização e descrição das fases. Aqui, sempre combinamos do responsável por determinado projeto manter atualizado na ferramenta interna que utilizamos como está o andamento da fase. Assim, a comunicação é facilitada (e a chance de esquecermos de algo feito no projeto é minimizada, já que atualizamos as anotações frequentemente).

Pensando nisso, essa semana trouxemos para você 5 opções de ferramentas para gestão de projetos! Vem conferir!

TRELLO

Possivelmente, a ferramenta mais conhecida que citaremos aqui. O Trello é uma ferramenta de organização gratuita e muito utilizada, por sua facilidade de uso. Tem também planos pagos, que possuem diferentes vantagens.

Com o Trello, é possível criar áreas de trabalho e quadros diferentes, com equipes diferentes em cada um. Assim, você pode organizar as informações da maneira que desejar: por usuários (cada usuário tem seu quadro, com suas informações) ou por projetos.

A ferramenta é baseada no modelo de Kanban, um modelo famoso de controle de logística.

NOTION

O Notion é um aplicativo de anotação e organização gratuito. Ele é extremamente programável e se adapta a sua necessidade. Muitos usuários descrevem o Notion como uma junção de vários dispositivos em um (word, excel e trello em um só).

Por essa facilidade de adaptação e liberdade de uso, alguns usuários podem ficar confusos com a organização dele. Para driblar esse problema, o Notion traz templates prontos, que auxiliam na montagem do que o usuário precisa.

MONDAY

Criado para ser um sistema operacional de trabalho, o Monday possui planos gratuitos, mas possui também planos pagos, com funcionalidades diversas. No Monday, a organização é feita em painéis, a fim de que o time todo que tem acesso ao painel acompanhe o fluxo de trabalho.

Nesse sistema operacional, você pode visualizar as notificações de acordo com alguns parâmetros: atualizações da Caixa de Entrada, onde o usuário foi mencionado, ver todas as atualizações da sua empresa ou ainda ver as atualizações marcadas como favoritas.

Os quadros criados podem ser principais, privados ou compartilháveis. Os principais são acessados por todos os usuários que estão dentro de seu sistema. Os privados são de uso pessoal do usuário e os compartilháveis são quadros que apenas quem tem o link tem acesso ao quadro.

JIRA

O Jira é um software da Atlassian (atual proprietário também do Trello) que permite acompanhar o andamento e desenvolvimento dos projetos do time e promove a integração entre ele e outros aplicativos como Gliffy, Desk.com, Team Calendars e mais.

Ele, diferente do Trello, tem algumas restrições quanto a movimentação de cartões: no Jira, alguns cartões, dependendo de sua formatação, precisam do aval do revisor para que possa ser movido de coluna. Isso garante maior controle ao revisor, que acompanha todo o processo de trabalho.

MICROSOFT PROJECT

É uma das ferramentas para gestão de projetos mais tradicionais do mercado. Lançado em 1985, o Microsoft Project oferece soluções para gerenciar e planejar projetos de empresas de todos os tamanhos.

É um software completo: com ele, é possível montar um cronograma completo das fases do projeto, projetar e acompanhar o orçamento, entre outras vantagens. Atualmente, só existe em versão paga.

Como mostramos acima, existem diversas opções de softwares de organização e cada um deles é perfeito para diferentes tipos de uso. A organização e a integração de informações da equipe são grandes passos do caminho para o sucesso do projeto.

De acordo com sua necessidade, você e sua equipe tem diversas possibilidades de escolha de uso de plataforma. E aí? Qual o software perfeito para sua necessidade?

Confira nossos outros textos do blog!

 

Confira outras matérias do blog aqui ou entre em contato conosco clicando aqui

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *