Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Cyber Monday e Black Friday

Conheça mais sobre os períodos de descontos que mais crescem no Brasil!

Por redação

27/11/2020, às 14h30

cyber-monday-e-black-friday

Com certeza você conhece o termo Black Friday e sabe o que ele significa, não é? A Black Friday, que tradicionalmente sempre cai na última sexta-feira de novembro, é uma data especial para descontos, com porcentagens chegando a 50% e até 70%. 

Nascida nos Estados Unidos, segundo uma matéria do site R7, essa data foi criada para acontecer um dia depois do feriado de Ação de Graças, um dos mais importantes do país. A data de vendas com desconto só se popularizou no Brasil a partir de 2010, e de lá pra cá, vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço entre os lojistas brasileiros, sejam eles pequenos, grandes, online ou offline. A data vem crescendo e “se esticando”, de acordo com a empresa: existem lojas que começam a oferecer descontos logo no início de novembro, outras na última semana e outras ainda, apenas no dia. Para te ajudar com algumas dúvidas sobre esse feriado, confira os tópicos abaixo:

 

Sou lojista! Tenho que aderir aos descontos?

Não necessariamente. Os descontos da Black Friday acontecem como qualquer outra temporada: natal, ano novo, etc. Você pode escolher manter seus produtos com o mesmo valor, contanto que esteja disposto a arcar com as consequências: possivelmente, se seus preços estiverem mais altos que o da concorrência, você irá perder vendas. Isso porque como são muitos descontos, os consumidores geralmente pesquisam mais do que o habitual para encontrar os melhores produtos pelos melhores preços.

 

Mas e a Black Fraude?

Pois é. Infelizmente, muitos lojistas e comerciantes, acreditam que podem enganar seus clientes, colocando os produtos em promoção nesse período “pela metade do dobro”, mas se engana quem pensa que essas lojas tem muito sucesso de vendas na época. Os consumidores estão mais atentos a cada ano que passa e meses antes da Black Friday, já acompanham os sites do produtos e os valores das lojas, a fim de fiscalizar os preços. Caso vejam irregularidades, os clientes vão às mídias sociais fazer denúncias.

 

Se todos estão fazendo, como me diferenciar?

Essa é uma ótima pergunta. O que você acha de investir em um lado mais social nessa temporada de compras? É o que o pessoal da Dobra está fazendo! Durante a Black Friday, cada cliente que fizer uma doação para alguma instituição apoiada por eles e enviar o comprovante, ao comprar qualquer produto, ganha uma Dobra Tradicional, a carteira que é o produto carro-chefe da marca! Com uma campanha assim, eles não só estão ajudando as instituições que eles apoiam mas estão também criando um grande movimento e vinculando sua marca a uma iniciativa positiva, o que pode atrair ainda mais clientes.

 

E essa tal de Cyber Monday?

Se a Black Friday já é um período mais conhecido e adotado pelos brasileiros, a Cyber Monday talvez ainda esteja chegando lá. Crescendo a cada ano, esse feriado acontece, como o próprio nome diz, na primeira segunda-feira depois da Ação de Graças dos Estados Unidos.

Segundo o Olist Blog, a Cyber Monday é exclusivamente online e essa é a principal diferença entre ela e a Black Friday, que promove descontos on e offline. Inicialmente, as campanhas da Cyber Monday eram direcionadas a produtos eletrônicos e traziam grandes descontos nesse setor. Produtos como celulares, notebooks, tablets e muito mais tinham seu preço extremamente reduzido por conta dos descontos desse dia, mas, ao longo do tempo, a campanha começou a abranger outros setores do comércio.

No Brasil, seu enfoque principal ainda é no setor de elétricos, mas muitos outros setores já estão de olho nesse período de descontos também.

 

E qual é a melhor para eu comprar?

Depende. Se você busca por algo no setor da tecnologia, como computadores, jogos, celulares e gadgats, espere pela Cyber Monday. Sua chance de conseguir um desconto em produtos específicos desse setor é maior. Agora, se você busca por algo no setor de roupas, acessórios e brinquedos, por exemplo, aproveite os descontos de Black Friday.

 

E aí? Já decidiu onde gastar seu dinheiro?

Gostou do conteúdo? Confira mais matérias no blog e acompanhe-nos nas mídias sociais! Facebook e Instagram

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *