Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Lava uma mão, lava outra! Mas… Por que lavar as mãos?

É limpando que se cuida! Em tempos de contágio e disseminação do Covid-19 (ou Coronavírus), é nossa obrigação tomarmos medidas de segurança, como mantermos as mãos sempre limpas. Mas por que isso ajuda na prevenção contra o vírus? Confira o que a Aigen separou para você!

Por Redação

26/03/2020 às 10h

por-que-lavar-as-maos

Lavar as mãos

O vírus pode estar em superfícies e ao encostar nelas, pode passar para sua mão. Uma vez ali, se você levá-la ao rosto, se contaminou. Se você está em casa, economize no álcool em gel e previna-se da disseminação do vírus lavando suas mãos com água e sabão durante 20 a 30 segundos. Mas por que isso ajuda? Porque o sabão é uma substância que quebra a gordura e destrói a parte externa do vírus, que é feita exatamente desse material. Assim, o núcleo do vírus fica exposto e ele morre.

Tomar banho ao voltar da rua

Em primeiro lugar, lembre-se que estamos de quarentena, então apenas saia caso seja extremamente necessário, ok? Aqui é válida a mesma ideia que explicamos no tópico de cima, mas ao considerar que você esteve em um ambiente externo, é importante não só lavar as mãos, mas higienizar o corpo todo, matando o vírus ao destruir a camada de gordura que o envolve. Lembre-se ainda de colocar a roupa para lavar, para que o sabão higienize as roupas.

Usar o álcool 70

Com a mesma finalidade da água e sabão, usamos o álcool 70 para livrar nossas mãos do vírus. Isso acontece pois ele tem ação germicida e age fazendo a desnaturação das proteínas e estruturas de gordura, destruindo o microorganismo.

Manter distância das pessoas

Se nos contaminamos tocando em objetos que pessoas infectadas colocaram as mãos ou tossiram sobre, a chance de contaminação dobra, triplica ou quadruplica quando abraçamos, tocamos ou ficamos muito próximos às pessoas contaminadas. Como essas pessoas podem, ainda, ser portadoras do vírus e não manifestar os sintomas, devemos manter distância de 1 metro de todos, a fim de evitar o contágio.

Ficar em quarentena

A função da quarentena é exatamente o tópico acima: manter distância das pessoas. Imagine só quantas pessoas não passam por um ônibus durante um dia inteiro. A chance de alguém estar infectado é grande. Agora pense que um dos sintomas da doença é a tosse. Pronto! As chances do vírus ter passado para outras pessoas é muito alta. Por isso, a medida da quarentena: todos em casa, sempre que possível, evitando contagiar e ser contagiado.

Neste post do blog, entendemos um pouco mais a respeito do porquê lavar as mãos e outras politicas de prevenção. Vamos agora coloca-las em prática! Assim, cuidamos da nossa saúde e da saúde das outras pessoas! Logo logo essa fase irá passar e poderemos estar juntos novamente!

Saiba mais sobre a lavagem de mãos e o coronavírus aqui.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *