fbpx
Role para cima
©2021. Aigen Soluções Digitais

Um olhar sobre diversidade - 3 pontos de uma reflexão rápida e necessária

Por Juliana Sartori, Analista de Mídias

17/11/2021, 13h

Com certeza você já ouviu falar do tema diversidade, certo? É um assunto que já faz um tempo, tem ganhado mais destaque. Mas… você entende a real importância de falarmos sobre isso? Existe alguma vantagem para empresas, de trabalhar essa questão?

Somos uma empresa de TI e Marketing Digital, mas além disso, somos formados por pessoas. Por isso, acreditamos ser importante dividir mais do que dicas técnicas. Vamos dividir também um pouco de quem nós somos e do que acreditamos – e você verá que é possível aproveitar esse conteúdo para sua empresa também.

Então convidamos você a refletir conosco a respeito da importância e das vantagens de uma equipe diversa. Vem com a gente!

 

Não vivemos em bolhas

O mundo é um lugar grande e diverso. Segundo o site Brasil Escola, o Brasil, por exemplo, é um país diverso desde a colonização. A prova disso é que não há um traço fenotípico único (uma característica em nossa aparência), como existe com povos da África, Europa, Índia ou países da Ásia Oriental. Isso significa que os brasileiros não são fruto apenas da mistura entre índios e portugueses, mas de muitas pessoas de diversas nacionalidades. 

A diversidade cultural é então um traço forte do país, mas não para por aí. É notável também a diversidade de costumes, religiões, estilos de vida, raça e muito mais. 

O convívio com pessoas que pensam diferente de nós é natural, necessário e pode nos ensinar muito. Isso porque no convívio com o diverso, podemos desenvolver ainda mais o respeito e a empatia pelo outro de maneira completa: por suas ideias, seu modo de pensar e agir e por quem ele é.

Além disso, esse convívio com pessoas diversas traz ainda mais vantagens. Com a diversidade, vem a criatividade e uma análise de riscos bem feita, por exemplo.

 

Vários pontos de vista sobre o mesmo tópico

Você já viu alguma arte, que por exemplo, fazia piada de algum assunto delicado e a marca foi duramente criticada pela campanha, pelas pessoas? Com certeza, você pensou: “nossa, alguém tinha que ter notado que essa não era uma linha de raciocínio bacana, pra associar com a marca”.

Então… Pode ser que aquela arte, aquela estratégia de comunicação tenha sido analisada por apenas 1 pessoa.

Para ela, a arte não era nada demais e seria uma piada bem aceita pelos outros. Mas, se fosse analisada por um grupo maior e mais diverso, a chance de que alguém pudesse ter entendido que aquele era um assunto delicado e não deveria ser tratado dessa forma seria muito maior.

Quando mais pessoas com visões de mundo e repertórios de vida diferentes olham para um ponto em comum, maior a chance de evitar que algo ofensivo, delicado ou “de mal gosto” seja associado a marca com a qual vocês trabalham.

Na programação, por exemplo, quanto mais visões e repertório diferentes a respeito do mesmo ponto, mais fácil torna-se encontrar a solução para os problemas de desenvolvimento do projeto.

Logo, quanto mais pessoas com visões de mundo diferentes integrando a mesma equipe, maiores as chances de campanhas de comunicação respeitosas, empáticas, que engajam e maiores as chances de soluções inovadoras para problemas de desenvolvimento complexos.

Várias pessoas garantem um trabalho de criação mais rico

Exatamente pelas muitas visões de mundo e repertórios diferentes, a diversidade é uma grande aliada da criatividade. Isso porque quanto mais diferentes os pontos de vista, mais ricas as ideias se tornam e mais fácil é o processo de criação, desenvolvimento e gerenciamento de situações. 

As ideias diferentes se complementam e podem trazer resultados incríveis e de muito sucesso, já que foram pensadas em conjunto, por mais de uma cabeça.

Então, a diversidade e as diferentes visões de mundo auxiliam não só como análise de situações e problemas, mas também para a criação de algo novo, que seja relevante em todos os aspectos.

A diversidade é sinônimo de riqueza de ideias. Por isso e por muito mais, ela deve não só ser abraçada pelas empresas mas também, desejada por elas.

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *