Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Dia do Design Gráfico - Vem entender mais sobre essa função que a cada dia, cresce mais!

Por redação

27/04//2021, às 11:16h

dia do design gráfico

Hoje, 27 de abril, comemoramos o dia mundial do Design Gráfico! Essa é uma das profissões que segue em constante crescimento no ambiente digital e fora dele, também. 

O design gráfico é a profissão que cuida dos meios de comunicação visuais. Essa função pode ser exercida por meio de desenhos, grafias, símbolos, imagens, pela combinação de vários desses fatores e muito mais. O design gráfico orquestra toda a composição para a comunicação de ideias, por isso, é bacana olharmos a obra finalizada com um olhar crítico: tudo está onde está por um motivo; a arte ali é intencional.

Podemos observar o resultado em livros, outdoors, panfletos, redes sociais, logotipos, cardápios, sacolas e embalagens, etc. O design gráfico está em quase tudo e ganha muita força com o desenvolvimento da tecnologia, não só com a publicização dos resultados mas também com a melhor qualidade do desenvolvimento das artes.

E como foi que o Design Gráfico surgiu?

Quem vê a qualidade e nível de complexidade do design gráfico nem imagina que sua essência está conosco desde o tempo das cavernas… pois é!

Desde a Idade da Pedra, o ser humano usa de desenhos para fazer representações da realidade para registros e assim, para se comunicar. Ao longo do tempo, os desenhos foram cada vez mais aprimorados, assim como seus significados. Deixaram de ser apenas registro de fatos e passaram também a ser também modo de expressão, registro de sentimentos e muito mais.

Hoje em dia, os desenhos, símbolos, grafias, ilustrações e muito mais são extremamente importantes e necessários, além de indispensáveis. Trazem beleza e cor aquilo que deve ser comunicado e, comunica através de curvas e tons, aquilo que o texto não diz explicitamente. Ou seja, compõem a complexa rede da comunicação não-textual.

Como funciona a área como profissão?

Se você tem interesse na profissão de designer gráfico, confira algumas informações que selecionamos sobre, para você:

Para tornar-se um profissional do design gráfico, você pode cursar a faculdade de Design Gráfico, com 4 anos de duração, ou pode ainda cursar um tecnólogo, com 2 anos de duração. As habilitações são diferentes e podem abrir diferentes leques na atuação, por isso, pesquise mais sobre as opções, antes de fazer sua escolha.

Para atuar na área, você precisa ter em mente que vai trabalhar diariamente com sua criatividade. Isso não significa que você deva ser uma máquina criativa: é normal produzir mais em alguns dias e menos em outros, mas se essa é sua área de interesse, invista em um portfólio objetivo. Entenda com o que você quer trabalhar e qual a parte do design gráfico você gosta, para que você tenha diversas referências em sua mente.

Essa é uma profissão que só tem a crescer e se desenvolver ao longo dos anos. A Aigen agradece à Fe, ao João e ao Jô, profissionais de Design Gráfico que fazem parte da equipe pela dedicação e empenho. Vamos longe juntos! 🙂

Fernanda Vianna

Designer Gráfico

João dos Santos

Estagiário de Criação

Jônatas Santana de Araújo

Estagiário de Social Media

Essa equipe de qualidade pode trabalhar com sua empresa. Que tal? Entre em contato com a gente clicando aqui!

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *