Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

5 tendências de TI para 2021

Por Redação.

19/02/2021, às 10h

desenho moça com autofalante - tendências

A pandemia mudou muitos processos tecnológicos em nossa sociedade. Alguns desses processos (que já esperávamos que acontecessem com o tempo), ela agilizou e trouxe para a realidade mais cedo. O home office, o avanço das compras pela internet, os atendimentos virtuais, tudo isso foi impulsionado pela necessidade do distanciamento entre as pessoas. Mas, uma vez que essas tecnologias facilitaram o dia a dia do ser humano, mesmo quando a fase pandêmica em que a humanidade se encontra passar, elas continuarão crescendo. 

Em 2021, veremos essa mudança com relação às tecnologias se aprimorar ainda mais. Confira abaixo nossas principais apostas tecnológicas para esse ano! 

As 5 tendências de TI para 2021: 

SEGURANÇA DE DADOS 

À medida em que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) avança, ela aumenta a relevância do tema de segurança de dados. Essa lei entrou em vigor em 18 de setembro de 2020, mas muitos sites ainda se encontram em processo de adaptação e mudança para adequarem-se a ela.

Hoje em dia, ainda é comum que problemas do tipo invasão, roubo de senhas e ataques cibernéticos aconteçam, o que tende a ser diferente em um futuro próximo. Todo investimento em segurança de dados e da informação que for feito por parte do governo, empresas e proprietários de locais on-line que captam dados será bem-aceito e reconhecido pelo público.

SERVIÇOS DE SUPORTE REMOTO 

A distância trouxe ainda mais uma inovação: obrigou a evolução das técnicas de suporte remoto, já que não era possível acessar tudo presencialmente como antes. Por exemplo, caso você precise do suporte técnico de um time que está em outro estado do Brasil, ele poderá acessar o computador da sua empresa de qualquer lugar, mediante sua autorização!

Por isso, agora, as barreiras de cidade, estado e até mesmo país não são mais tão preocupantes, nem limitantes. Assim, o fator da distância física mais uma vez é superado pela tecnologia.

DADOS SÃO OURO

A próxima das tendências de TI para 2021 que vamos comentar é a respeito de dados. Antigamente, as pesquisas de mercado eram a única forma de procurar por um padrão de informações de compra a respeito dos clientes. Hoje em dia, como os clientes estão na internet, tudo fica mais fácil. A partir do momento em que seu cliente concede os dados ao seu site, é possível avaliar e calcular diversas estatísticas: seu público é mais masculino ou feminino? Qual a faixa etária dele? Onde seu público se concentra? Quais as páginas mais acessadas? De que conteúdo ele gosta? Qual o produto mais comprado?

Deste modo, é possível utilizar essas informações para procurar por mais públicos semelhantes e fazer mais vendas. 

TECNOLOGIA 5G

Ela chegou para ficar e melhorar tudo. A Internet 5G é a evolução da internet móvel, pois é mais rápida que as demais. Ela promete ser uma grande facilitadora do acesso à internet consolidado, pois auxilia na velocidade dos downloads e garante conexões mais estáveis.

Além disso, sua principal proposta é tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeira, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletrônicos.

A INTERNET DAS COISAS

A ultima das tendências tecnológicas de 2021 que citaremos é essa. Você já ouviu falar dessa expressão? A internet das coisas? Ela diz respeito à conexão de itens e objetos à internet local. Por exemplo, com seu celular, é possível programar o ar condicionado para ligar a uma certa temperatura em um determinado horário; programar a televisão para desligar a tal horário e muito mais.

A evolução da ideia propõe itens cada vez mais automatizados, interconectados e tecnológicos, cada dia menos mecânicos, tudo a fim de facilitar o dia a dia.

Você percebeu que todas essas tendências tecnológicas vêm com um objetivo em comum? Todas elas buscam facilitar a vida de seus usuários. É por isso que a tecnologia não para de crescer e de se desenvolver: o homem muda e com ele, mudam as tecnologias a fim de crescerem vantagens e facilidades.

E você? Qual sua aposta tecnológica para 2021? conta pra gente!

Ah, e lembre-se! Precisou de algum serviço em TI? Conta com a gente!

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *