Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

O dispositivo capaz de rastrear dados e auxiliar em investigações

Por redação

26/05/2021, às 11:16h

cellebrite

O que é?

Você sabia que existe uma tecnologia que não só acessa as mensagens trocadas como também mensagens deletadas e outros dados dos celulares e aparelhos Android e IOS? Pois é! 

A ferramenta, chamada de Cellebrite Premium, foi desenvolvida exclusivamente para o uso de atividades policiais, a fim de auxiliar as autoridades em investigações. Ela foi desenvolvida por uma empresa israelense chamada Celebritte e funciona permitindo o acesso aos dados contidos nos aparelhos, estejam eles ali ou tenham sido apagados.

A empresa Cellebrite fabrica dispositivos de extração, transferência e análise de dados para telefones celulares e dispositivos móveis.

UAU! e já foi utilizada?

Sim, inclusive aqui no Brasil. Nas últimas, acompanhamos o desenrolar do caso Henry, o garoto de 4 anos do Rio de Janeiro que faleceu durante a madrugada do dia 8 de março.

A polícia do Rio de Janeiro investigou o envolvimento da mãe e do padrasto no que aconteceu e com o aplicativo, ela pode encontrar detalhes e informações que confirmaram que o vereador Dr. Jairinho, padrasto do garoto, agredia a criança. 

Hum… Mas essa tecnologia é boa?

Essa nova tecnologia está ajudando na investigação de um crime e promete ajudar em muitas outras investigações. Esse é um clássico exemplo do que sempre comentamos a respeito das tecnologias: em si mesmas, são apenas ferramentas. Seu uso é que define se são boas ou más. 

Como a ferramenta está com seu uso restrito às autoridades policiais, ela pode trazer muito mais vantagens do que desvantagens à sociedade.

Confira mais detalhes do caso e da ferramenta na matéria feita pelo TecMundo.

 

E você? o que achou?

 

Confira outras matérias do blog aqui ou entre em contato conosco clicando aqui

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *