Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Trabalho em equipe - Qual a sua importância e como fazê-lo funcionar durante o Home Office

Com certeza você já ouviu que trabalho em equipe é importante, certo? Mas por que? Qual a vantagem de se trabalhar em equipe em um ambiente profissional? E se é tão importante assim, como posso trabalhar em equipe, trabalhando de casa?

Por Redação

21/08/2020 às 10h00

trabalho-em-equipe

Trabalho em equipe: você sabe o que significa. É quando o time todo se junta, se empenha para realizar algo que será o resultado do trabalho em conjunto. Desde crianças, ouvimos a respeito de como trabalhar em equipe é importante, mas será que realmente sabemos o por quê?

Simplesmente porque “as pessoas tem facilidade em apoiar aquilo que ajudam a criar, ainda mais quando acreditam na essência daquilo que estão fazendo”, como disse Luiza Brasil, no podcast A MÁGICA DO TRABALHO EM EQUIPE, em referência ao livro Mary Kay On People Management [Mary Kay Ash].

Trabalhar junto significa trazer o outro para perto e construir em conjunto algo importante. O trabalho em equipe traz além de união para a equipe, novas visões e pontos de vista a respeito de um projeto, o que resulta em um produto mais elaborado e lapidado do que o que seria desenvolvido antes, caso tivesse sido feito por uma pessoa só.

Além disso, ao deixar o acesso ao desenvolvimento do projeto ao alcance de todos, os mitos e segredos caem por terra: a verdade estará nas mãos de todos, assim como a responsabilidade sobre aquilo que a equipe está desenvolvendo, em conjunto.

Ok, trabalho em equipe é importante, mas… Como fazer isso quando estamos em Home Office?

Com o Home Office, as reuniões ficaram restritas ao mundo digital, mas isso não impede que elas aconteçam. As tecnologias são aliadas de peso quando falamos em conexão de pessoas e com elas, é sim possível desenvolver trabalhos e projetos em conjunto, mesmo à distância. Para isso, é necessário disciplina e foco. Aí vão algumas dicas:

  1. Faça reuniões periódicas: Se antes as reuniões eram feitas mensalmente, reuna o time semanalmente ou diariamente. Assim, as informações sobre os projetos estarão sempre atualizadas e todos poderão ficar inteirados de tudo.
  2. Reuniões com mais de 90 min precisam de uma pausa no meio – mas o ideal é que elas não passem de 60 min. Que tal organizar tudo em tópicos ou aumentar a frequência das reuniões?
  3. Reúna toda a equipe não apenas para falar de trabalho, mas para terem um tempo de qualidade junto. O contato com amigos faz falta e o ambiente profissional não vai perder a qualidade – ao contrário, vai ganhar – se a equipe for amiga e unida.

Curtiu o conteúdo? Confira então outros posts do nosso blog!

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *