fbpx
Role para cima
© 2021. Aigen Soluções Digitais

UX Design: Ele veio para ficar. Mas… será que eu preciso dele?

Você já encontrou um site ou um aplicativo de interface linda, mas muito difícil de usar? Se sim, você já teve problemas com UX Design (ou no caso, com a falta dele)

Por Redação.

23/03/2021, às 15h

UX Design

Você passou um tempão admirando a beleza do site (ou as vezes, nem beleza tinha), mas não conseguiu encontrar nele a informação que você queria? Pois bem, esse site apresenta problemas de usabilidade. Ou ainda, aquele produto que tem uma embalagem linda, mas é simplesmente impossível descobrir como ele funciona.

É exatamente esse tipo de problema que o UX Design nasceu para resolver. UX Design significa um produto (seja ele um produto convencional, serviço ou ainda experiência) com o design todo desenvolvido pensando na usabilidade dele, ou seja, na facilidade de uso para o usuário.

Isso não significa que o produto não possa ter um design inovador e que chame a atenção, mas significa que mesmo com o design inovador, intuitivamente, o usuário deverá achar facilmente tudo aquilo que ele procura e saberá naturalmente manusear o produto. Vem com a gente entender um pouco mais a respeito desse conceito importante que veio para ficar!

O que é?

User Experience Design ou Design da Experiência do Usuário é o processo desenvolvido com o objetivo de projetar uma experiência intencionalmente criada ao usuário. Ficou confuso? Calma que até o final desta matéria eu prometo que você irá entender do que se trata.

O UX Design segue diversos passos para o objetivo final: a experiência positiva do usuário. Para isso, o primeiro passo de sua trajetória é entender um pouco mais do que o usuário precisa, com base em estudos, pesquisas, diálogos e testes com usuários reais. 

Mas… Será que o UX Design é importante?

Segundo uma matéria do site da Pequenas Empresas, Grandes Negócios, estudos indicam que 42% das ideias falham porque o mercado não precisa do produto. Com o estudo que o UX Design trás, é possível compreender se esse produto é viável, além de definir parâmetros essenciais para o êxito dele no mercado e a satisfação do usuário.

Outro ponto relevante é que tudo gera experiência. Seja ela boa ou ruim, seus clientes se lembram de você pela experiência que tiveram com sua empresa, produto ou serviço. Isso significa que se a experiência foi ruim, o usuário marcará sua empresa como um todo na mente dele com aquela experiência e pode comentar sobre o ocorrido a outras pessoas, amigos ou conhecidos, criando uma rede de divulgação negativa para você, o que pode afastar novos clientes e fazer com que você seja trocado pelo concorrente.

Ok, mas… Onde posso usar o UX  Design?

O UX Design deve ser aplicado tanto em seu produto final como em seu site e meios de comunicação. Além disso, devemos ter em mente que também é necessário consistência: para projetar uma boa experiência, toda a comunicação deve falar a mesma língua e, deve haver pontes que conectam toda a jornada que o seu usuário realiza até chegar na etapa final, seja ele o ato de aquisição ou do objetivo planejado. Quanto mais fácil o contato do cliente com você, mais chance de mais clientes entrarem em contato com você.

Um exemplo de UX Design? O próprio site da Aigen!

Faça esse teste: Se você está em um computador, vá para a página principal clicando aqui. Procure por nossos serviços. Agora, daí, vá para a página de portfólio. Achou fácil? Pois é. Mesmo nosso site fugindo do padrão comum dos sites, onde o menu fica na barra horizontal, ele foi totalmente desenvolvido pensando na facilidade de encontrar as informações para o usuário.

Se você está pelo celular, nosso layout é diferente: com um projeto mais simplificado, nós voltamos a focar na facilidade do uso dos usuários e também na agilidade de carregamento, ponto importante para o SEO.

Queríamos um site bonito e usual, de fácil acesso e entendimento para os nossos clientes. Foi exatamente isso o que buscamos, ao criar a ideia, programar e finalizá-lo. Agora, ele está no ar.

Investir em UX Design é investir em uma boa experiência para seu cliente. Essa é uma etapa essencial para oferecer o melhor à quem está em busca de seu produto no mercado. 

A Aigen Soluções Digitais pode te ajudar a investir em UX Design para seu site ou produto! Vem bater um papo com nossa equipe!

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *