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Barbie em: A potência de um Hype bem criado

A estratégia de marketing que faz do filme um sucesso - mesmo antes do trailer

Por Redação

28/02/2023 às 11h

Barbie o filme

Em julho de 2023, poderemos conferir nos cinemas Barbie – O Filme: um filme live-action, que tem a trama baseada no conceito de beleza, auto aceitação e autoestima, com uma história cheia de referências à boneca Barbie.

Barbie é uma boneca nascida no ano de 1959, que sempre teve como lema “você pode ser tudo que quiser”. Ao longo dos anos, a boneca Barbie já teve diversas profissões, como veterinária, professora, surfista, astronauta e muito mais. Ao longo dos anos, sua aparência também foi se tornando mais inclusiva, com barbies que fugiam de seu típico padrão e tornaram-se cadeirantes, gordas, de diversas etnias, etc.

Sobre Barbie – O Filme

As informações oficiais ainda são poucas. Por isso, o que temos até agora é fruto de especulação. Ninguém tem muita certeza sobre a história, mas criou-se uma grande expectativa, já que o filme está cheio de atores renomados como Margot Robbie e Ryan Gosling. A diretora também tem um nome de peso: Greta Gerwig, diretora de Adoráveis Mulheres e Ladybird.

O ator de Simu Liu, do filme Shang Shi, também está entre os confirmados para o filme. Ele comentou que quase recusou o papel, mas seus agentes disseram que “se ele tivesse que apostar em um filme, seria nesse filme da Barbie”. Quando Simu comentou sobre o processo de escolha do papel e a opinião de seus agentes, a expectativa do público aumentou ainda mais.

Além do elenco surpreendentemente diverso e de peso, o filme naturalmente mexe com a memória de milhões de jovens adultos (em sua grande maioria, meninas), que brincavam com a boneca na infância e por isso, tem ela como símbolo afetivo e nostálgico. Toda essa expectativa para o filme gera desdobramentos, como por exemplo o “Barbiecore”, tendência de moda que trouxe o rosa chiclete de volta para as passarelas e para as ruas.

O teaser

O trailer oficial ainda não foi divulgado, mas o teaser do filme já. Ele começa fazendo referência a uma cena do filme: “2001 – uma odisseia no espaço”. A cena do filme de 1968 faz referência a um grupo de primatas descobrindo que podem usar a força com um osso, que torna-se uma extensão do corpo humano. O osso então é jogado para cima e se torna uma espaçonave.

Essa cena mostra como o ser humano foi construindo meios que funcionam como extensões de si: a linguagem, a escrita, o vestuário, os meios de transporte e comunicação. Colocar a Barbie nesse contexto é mostrar que esse filme é uma obra para pensar sobre como as bonecas são meios que falam muito sobre a cultura humana e seus problemas.

A estratégia de marketing

Ou seja, vem coisa boa por aí! Mas de tudo isso, o que mais nos deixa animados é de como a obra naturalmente tem feito seu marketing, através de um conteúdo de qualidade (roteiro, figurino e atores renomados), bons divulgadores (atores e quem tem acompanhado as gravações) e um fator extra: o fator nostalgia, que traz ainda uma pitada de valor afetivo com a marca Barbie e a infância.

Nesse ponto, inclusive, entramos em uma tendência que vem sendo utilizada como estratégia de marketing há muito tempo, mas que há pouco ganhou nome: a “Cultura do Conforto”.

Essa tendência nada mais é do que o ato de perseguir memórias que geram um senso familiar de alívio. Livros, séries e objetos antigos que gostamos fazem isso pois nos permitem a familiaridade de saber o final, nos lembram de tempos mais simples e por fim, não há o esforço de precisar pensar.

A Barbie acompanhou a infância e adolescência de milhares de crianças, ao longo de muitos anos. Isso significa que ela faz parte da memória afetiva de muitos adultos e jovens adultos, o que faz com que qualquer coisa relacionada a ela traga de volta essa sensação nostálgica de familiaridade e conforto.

Por isso e por muito mais, estamos ansiosos para conferir o resultado! E você?

 

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