Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Papo Reto - Distância e comunicação

Por Redação

29/08/22

papo reto Fer

Hoje, nosso papo reto é com a Fernanda! Ela trabalha na Aigen desde 2019 e agora, está em Bauru, na Unesp, cursando Design. Durante todo esse tempo trabalhando na Aigen, a Fer viu a empresa crescer bastante! Viu muitas pessoas passarem por aqui, viveu o período da quarentena do covid, quando pela primeira vez, a equipe toda fez home office e agora está vivendo uma nova fase, onde ela é a única da equipe a estar 100% de casa.

Esse é um período de novos desafios não só pra Fer, que está crescendo pessoal e profissionalmente com a experiência toda da faculdade e do morar fora, mas pra Aigen como equipe, também. Isso porque essa é uma situação diferente de tudo o que já aconteceu: temos uma parte da equipe em casa e uma parte da equipe no escritório. Por isso, nosso papo hoje é pra contar um pouco mais sobre como tem sido a experiência da Fer nessa fase e para seguir melhorando nossa estratégia de comunicação, a fim de melhorar cada vez mais a comunicação da equipe. Confira nosso bate-papo: 

 

(A) Fer, como tem sido a experiência de trabalhar remoto em uma cidade longe da família para estudar?

(F) Com certeza tem sido uma experiência única e de muito amadurecimento. É um cenário que eu estava ciente que seria necessário para realização deste sonho, que é cursar Design na UNESP, mas apesar de todo o meu esforço em planejar as possíveis situações que estou vivendo, eu (e todo o resto da humanidade) não temos controle absoluto sobre as circunstâncias da vida. Então, aprendi a viver com a mente centrada no presente. Assim, quando a saudade da família aperta, eu sei que verei eles em breve e me concentro nas responsabilidades atuais para futuramente desfrutar os momentos com eles sem nenhuma outra preocupação que poderia ter sido resolvida no passado.

 

(A) Quanto tempo você demorou para se adaptar a esse tipo de comunicação?

(F) Uns 2 meses. Anteriormente havíamos trabalhado com o time 100% remoto por 2 anos, então já estávamos preparados para esta situação. Apesar disso, estamos sempre fazendo ajustes para melhorar ainda mais a nossa comunicação. Fazer chamadas rápidas de vídeo para resolver problemas que aparecem durante o dia tem sido muito proveitoso para mim e, noto que esse feedback positivo também vem por parte da equipe.

 

(A) Quais as vantagens e desvantagens do trabalho remoto?

(F) Acredito que a maior vantagem é a otimização de tempo, principalmente quando se tem uma rotina corrida como a minha (trabalho, faculdade, afazeres domésticos e vida pessoal). E a maior desvantagem, acredito que seja misturar o ambiente doméstico com o trabalho. Para contornar essa situação, separei um lugar apenas para trabalho, assim meu cérebro sabe que sempre que eu sentar naquele cantinho estou trabalhando e isso me ajuda a não me distrair com outras tarefas.

 

(A) Você acredita que tem diferença entre a equipe toda estar home ou só você, pra comunicação?

(F) Acredito que sim. Porque a equipe presencial tem a possibilidade de mais interações pessoais durante o dia, como tomar um café junto, contar uma piada ou algo que aconteceu. No remoto essas interações são mais artificiais. Mas também pode ser apenas uma impressão subjetiva. Quanto às tarefas relacionadas ao trabalho, da mesma forma  que quando há um ruído na comunicação presencial nos reunimos com as pessoas que estão relacionadas àquele assunto, assim também fazemos no online. Sempre que temos algum ruído, entramos no meet e resolvemos. 

 

(A) O que você acredita que é bom e o que você sente falta, para uma melhor comunicação, no cenário atual?

(F) Com a equipe, a maior parte da nossa comunicação é feita pelo Google Chat, então é muito interessante porque temos tudo registrado. Se daqui dois dias tivermos dúvidas sobre o que já foi conversado, podemos revisitar o histórico de mensagens e não dependemos totalmente da nossa memória (que na maioria das vezes, falha). Acredito que um ponto de oportunidade para melhorarmos é registrar mais minuciosamente o que tratamos por videochamada.

 

(A) Para você, quais são as facilidades da comunicação a distância e quais as dificuldades?

(F) Uma facilidade, como comentei anteriormente, é ter um registro de conversas no chat (que não temos no presencial). As conversas não se perdem e para o trabalho isso é muito importante! Uma dificuldade é que, em videochamadas, é muito fácil se distrair com outras tarefas. Que atire a primeira pedra quem nunca fez um meet enquanto realizava outra tarefa.

 

(A) Para você, qual seria o cenário ideal de trabalho?

(F) Acredito que o contexto remoto ou presencial não influencia tanto na minha idealização de trabalho.  Um trabalho dos meus sonhos é mais relacionado a uma dedicação que, acima de ser reconhecida, realmente gera resultados positivos para a vida das pessoas.

 

Um novo desafio significa crescimento. Estamos felizes em crescer e nos desenvolver ao lado da Fer, além de estarmos acompanhando essa etapa importante da vida dela. Voa, Fer!

 

Entenda mais sobre nosso trabalho de marketing digital aqui!

Entre em contato conosco clicando aqui

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *