Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

Papo Reto - Entrevista sobre a vida profissional em TI com Suelen

a vida profissional na área de TI

Para começar bem o ano de 2024, trouxemos de volta o Papo Reto! Dessa vez com uma profissional DEV de alto calibre para jogarmos as cartas na mesa e termos uma conversa sobre a vida profissional na área de TI.

A Suelen é uma programadora de front-end, formada na área e possui mais de 10 anos de experiência. Ela já fez parte de projetos incríveis e tem muito para compartilhar conosco.

Convidamos ela para conversarmos sobre vida profissional, desde seus muitos desafios até as alegrias. Confira: 

 

Como foi o início da sua carreira na área de TI e como você decidiu se tornar uma programadora front-end? 

(R) Meu início foi muito difícil, muitas portas foram fechadas tanto por eu ser uma desenvolvedora mulher, como por conta do horário da minha faculdade ser de manhã. Mas, ser front-end foi paixão à primeira vista, desde que tive o primeiro contato na faculdade, poder transformar um layout em código para mim é magnífico.

 

Como foi ingressar em uma área dominada por homens? E como você superou eventuais obstáculos? 

(R) Na faculdade, havia muito mais homens do que mulheres e eles sempre foram muito respeitosos. O mais difícil era alguns professores e entrevistas por onde passei, com comentários bem machistas e desagradáveis. Mas, eu sou uma pessoa que não desiste fácil das coisas, quanto mais desafiador, mas eu quero conquistar.

 

Pode compartilhar conosco alguns dos projetos mais memoráveis em que esteve envolvida ao longo de sua carreira? O que foi mais gratificante ao realizá-los? 

(R) Não posso deixar de contar do primeiro que entreguei 100% desenvolvido por mim, que foi um site onpage para a “dcasa interiores”, foi meu primeiro contato com WordPress. Os que tem um espaço no meu coração são: 

  • O projeto do Quinto Andar, que eu e mais uma equipe de devs internacionalizamos o site, painel administrativo, aplicativos e emails, além de levar o Quinto Andar para o México, se tornando o Benvi.
  • O projeto de reservas Ford, desenvolvido em Angular com o objetivo de automatizar as reservas de veículos feitas pelos clientes e concessionárias da Ford. O resultado foi reservas do veículo F-150 esgotadas em apenas 9 minutos, batemos o record.
  • Mas o meu “chuchuzinho” de projeto, sem dúvidas, é a Pantone. Desenvolver um e-commerce para uma empresa que eu admiro é uma honra para mim.

 

Que conselhos você daria às pessoas que estão começando suas carreiras na área de desenvolvimento front-end? 

(R) Na faculdade, absorva o conhecimento. Em casa, reforce e estude frameworks. No mercado, coloque em prática e aprenda tudo que puder. Nossa área está em constante evolução, mantenha-se antenado a tudo que o mercado está aquecido. 

 

Como você enxerga o seu futuro na área de desenvolvimento front-end e quais são suas metas e sonhos profissionais? 

(R) Quero conhecer mais frameworks e minha meta é continuar desenvolvendo, porém em projetos internacionais e em uma senioridade mais voltada a Liderança Técnica.

 

——————————-

Bacana, não é?

 

Confira outras matérias como essa em nosso site, clicando aqui

Siga-nos nas mídias sociais por aqui! Instagram, Facebook

Por Redação

15/01/2023 às 12h

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *