Role para cima
©2024. Aigen Soluções Digitais

O que é framework em programação?

Entenda o que é Framework, como ele funciona e como aplicá-lo, em programação!

Por redação

12/05/2022, às 13h

framework

Se você começar a trabalhar com programação ou se já trabalha com alguém dessa área de atuação, a palavra “framework” vai aparecer vez ou outra (ou todo dia) no vocabulário do seu local de trabalho. Por isso, é importante saber do que se trata… Vem com a gente descobrir!

O framework de programação é um facilitador no desenvolvimento de aplicações. Ele economiza tempo e custos para quem o utiliza, uma vez que podemos defini-lo, de maneira simplificada, como um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base onde as aplicações são construídas. Eles fazem parte do desenvolvimento de softwares, seja em desktop, mobile ou web (tanto em front quanto em back-end).

 

Mas… na prática, o que isso significa?

Significa que ao invés do programador começar com o código do zero e ter que construir cada linha de código do projeto, ele pode usar grupos de códigos pré-montados (o framework) que o ajudarão a montar a ação desejada.

Vamos imaginar que você faça uma viagem, por exemplo, e durante um dos passeios, você machuque a perna. Ao invés de pensar e ter que encontrar na mala entre todos os produtos e cosméticos aqueles que você vai precisar para aquele momento e situação específicos, você só terá que pegar o kit de primeiros socorros que separou. 

Ainda sim, você precisa pegar o kit e aplicar os produtos dele, mas só de já tê-lo separado, a situação fica bem mais fácil, não é?

Outro ponto importante do framework é que ao ser adotado, ele irá guiar toda a aplicação que está sendo construída com ele. Você pode inclusive utilizar dois frameworks diferentes ao mesmo tempo: um no front-end e um no back-end. Eles funcionarão de maneira independente um do outro.

 

Vantagens no uso de framework

Nos últimos anos, a utilização de frameworks tornou-se muito popular. Isso porque essa ferramenta apresenta diversas vantagens, como: otimização de tempo de desenvolvimento (já que com ele, você não precisa desenvolver tudo do zero), segurança (os desenvolvedores estão sempre atentos e prontos a fazer mudanças para melhorar o projeto) e grande possibilidade de aprendizado (já que os frameworks mais utilizados têm grande quantidade de documentação).

Mas nem tudo são flores. Existem diversos modelos de framework no mercado. Alguns mais simples e outros mais complexos. Para a utilização dessa ferramenta, é necessário escolher bem o framework ideal para o projeto. Isso porque, muitas vezes, a escolha errada pode atrapalhar a performance do resultado final do software.

Por isso, antes de aplicar um framework ao seu projeto, estude e entenda sobre ele e suas especificações. Assim, seu desenvolvimento será bem-feito, facilitado e o resultado final do projeto será potencializado.

Quer continuar estudando sobre o assunto? Confira esse vídeo do canal Código Fonte TV.

Confira também quais as linguagens de TI mais utilizadas nos últimos anos clicando aqui!

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *